O planejamento estratégico de uma empresa é um dos pontos mais importantes para quem deseja ter sucesso no seu negócio. Afinal, é nesta etapa que serão definidos os principais objetivos da organização e os possíveis caminhos para atingi-los da maneira mais prática e assertiva.
Quer saber mais sobre o assunto e aprender como montar um planejamento estratégico eficiente para o seu empreendimento? Então, continue acompanhando o post que o Bling! preparou para você e confira as nossas dicas.
O que é planejamento estratégico?
Para entender melhor, o planejamento estratégico é conceituado como um conjunto de ações que possuem o intuito de criar, implementar e avaliar o resultado das decisões da empresa: é o famoso diagnóstico, análise e monitoramento!
Desta forma, a importância deste procedimento é a sua capacidade de indicar a performance da estratégia, concluindo, por meio do acompanhamento dos resultados, quais ações devem ser mantidas e quais devem ser alteradas. Além disso, nessa hora também é levado em conta oportunidades e ameaças que a organização enfrenta. Assim, é possível ter uma visão do futuro, definindo exatamente onde e como a empresa deseja chegar.
Sendo assim, é preciso salientar que o planejamento estratégico não é apenas um plano fixo que elaboramos para ser seguido eternamente. Para obter sucesso, o planejamento, na verdade, deve ser analisado e, caso necessário, adaptado conforme o progresso das ações.
Como fazer o planejamento estratégico de uma empresa: passo a passo
Agora que você já sabe a definição do planejamento estratégico para empresas, é hora de colocar a mão na massa! E, para te ajudar, o Bling! elaborou um passo a passo com as principais etapas deste processo. Confira.
1. Determine um objetivo
Um dos componentes mais importantes para sua estratégia é o conjunto missão, visão e valores (MVV). Esse trio é responsável por representar a comunicação institucional de uma organização, alinhando o seu propósito e identidade. Com eles, você determina quais ações o seu negócio pode tomar seguindo as políticas da empresa.
As características do MVV são:
- Missão: a razão da existência da empresa;
- Visão: onde a empresa deseja chegar;
- Valores: as crenças e a cultura.
2. Analise o mercado
Para desenvolver um excelente planejamento estratégico, é preciso conhecer o mercado e entender o cenário em que a sua empresa está inserida. Para isso, você pode utilizar a análise SWOT — ou FOFA, em português — e fazer uma avaliação do ambiente externo e interno, seguindo os quatro elementos: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
3. Crie um plano de ação
Com base na análise SWOT, você poderá definir o seu objetivo e as metas, traçando caminhos que utilizem as suas oportunidades e forças para conquistá-los. Para desenvolver o seu plano, é preciso montar uma tabela respondendo sete questões que vão ser a chave para a realização da estratégia. São elas:
- O que será feito?
- Por quê?
- Onde?
- Quando?
- Por quem?
- Como?
- Quanto vai custar?
Com esta tabela, você terá mais clareza na implementação de cada passo, sabendo exatamente quais ações e por que devem ser feitas.
4. Monitore os resultados
Após a realização do seu planejamento, é hora de avaliar se as ações, de fato, foram eficientes. É nesta etapa que você irá analisar as métricas e os indicadores de performance, como Nível de Satisfação, Retorno de Investimento e Evasão de Clientes, por exemplo. Caso algum indicador não demonstre o resultado planejado, reveja alguns pontos da estratégia.
Seguindo estas dicas, você, com certeza, vai elaborar um planejamento estratégico excelente para a sua empresa! Para se aprofundar mais no assunto e complementar o seu plano, confira também o nosso post sobre gestão estratégica.