COMO REDUZIR O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS EM RESTAURANTES

Posted by

A ONU aponta que 17% dos alimentos adequados ao consumo foram para o lixo em 2019. Os dados foram extraídos do relatório Índice de Desperdício de Alimentos elaborado pela instituição e serve de base para entender a gravidade da situação.

Esses 17% são relativos a um total de 931 milhões de toneladas de alimentos vendidas para restaurantes, comércios e outros meios de consumo. Além disso, aponta que o desperdício é um problema global.

Reduzir a quantidade de alimentos jogados fora se torna uma missão para inúmeros estabelecimentos, sobretudo restaurantes. Neste texto, trouxemos algumas práticas que podem ser úteis para isso, acompanhe.

Como ocorre o desperdício de alimentos em restaurantes

Independentemente do porte do estabelecimento, os alimentos acabam no lixo por duas vias: interna ou externa.

A primeira diz respeito aos colaboradores e as operações realizadas internamente na cozinha. Compras de insumo além do necessário e produtos muito próximos à validade são alguns exemplos de desperdício interno.

Quanto ao desperdício de alimentos em restaurantes externo está diretamente ligado ao consumo dos clientes. Se um cliente deixa o prato para metade, a comida que restou é jogada fora, por exemplo. Tanto é que alguns locais adotam políticas contra esse hábito para evitá-lo.

Por que evitar o desperdício de alimentos?

O relatório apresentado pela ONU aponta que serviços alimentares, o que inclui os restaurantes, tem desperdício médio de 5%. A cada ano, cerca de 121 quilos per capita é jogado fora a nível global.

Não é preciso dizer muito para saber que esse é um hábito extremamente prejudicial para todos. Desperdiçar comida pode trazer impactos sociais, ambientais e econômicos substanciais.

Para se ter noção, no relatório da ONU também mostra que até 10% das emissões globais dos gases de efeito estufa tem origem em alimentos jogados fora.

Sendo assim, adotar uma cultura de aproveitamento e políticas de não desperdício nos restaurantes é mais do que necessário. As medidas podem colaborar com a sociedade de maneira geral.

Práticas eficazes para reduzir o desperdício de alimentos

Uma vez identificado como ocorre o desperdício de alimentos em restaurantes, fica mais fácil encontrar soluções para evitá-lo.

Para resolver a questão interna é necessária uma gestão atenciosa e precisa na cozinha. Neste caso, os alimentos serão mais bem aproveitados se os funcionários estiverem bem treinados. E na outra ponta, a gestão deve fiscalizar com cautela o dia a dia da cozinha, com o objetivo de ter menos descarte sem necessidade.

Conhecer os números do restaurante torna essa tarefa mais simples. Quando o gestor tem conhecimento dos insumos que são usados diariamente, evita comprar em excesso, por exemplo.

Se quiser ter sucesso nessa tarefa, pode adotar como postura na cozinha:

  • Controle frequente da validade dos alimentos;
  • Utilizar o método PVPS para organização do estoque – alimentos com vencimento mais próximo são os primeiros a sair;
  • Fazer análise da produção diariamente;
  • Promover a manutenção dos relatórios de vendas e acompanhamento de perdas.

Ao fazer isso, você já consegue resolver o problema de desperdício interno. Mas, há outra ponta, os clientes e separamos dicas para resolvê-la no tópico a seguir.

E quanto ao desperdício externo, o que fazer?

O cliente é responsável pela taxa de desperdício de alimentos em restaurantes (externo) e é preciso educá-lo para evitar esse hábito.

Quando falamos em educação, a ideia é fazer com que o cliente pegue apenas o que vai consumir.

Nisso, políticas de desperdício dos alimentos entram em jogo, como a cobrança de taxas, por exemplo. É uma ação comum e que colabora para orientar o cliente a não deixar comida no prato, mas outras soluções podem ser adotadas.

Os restaurantes também podem elaborar campanhas contra o desperdício, orientando o cliente sobre as razões para não fazê-lo. A mensagem não pode ser focada a saúde do negócio, mas que tenha relação com o próprio consumidor.

Apresentar valores humanos, como o impacto ao meio ambiente e sociedade, pode funcionar. Inclusive, esse é um meio de tornar o cliente fiel, mostrando a preocupação do estabelecimento quanto a essa questão.

No geral, tanto interna, quanto externamente, a chave para evitar o desperdício de alimentos esta no controle. Sem ele, não tem como diminuir essa situação.

fonte: https://foodbizbrasil.com