FACEBOOK ADS (Anúncios Patrocinados) – Para e-commerce

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O Facebook tem mais de 2 bilhões de usuários no mundo. Só no Brasil, são cerca de 130 milhões de usuários ativos mensalmente. Por isso, usar o Facebook Ads no Ecommerce é fundamental!

Nele, você tem a oportunidade de colocar o seu produto cara a cara com milhões de pessoas de forma simples, rápida e muito mais econômica do que a mídia tradicional.

Esse potencial deve ser usado de maneira eficaz para divulgar a sua loja virtual. E, quando digo “divulgar”, quero dizer isso em vários sentidos como: fortalecimento de marca, engajamento com seu público alvo, ações promocionais e, claro, vendas.

Neste momento, você deve está pensando que a divulgação no Facebook Ads é muito cara ou difícil de fazer…

Mas acredite… é BEM simples e barato!

Nesse manual, eu vou te mostrar os recursos fundamentais do Facebook Ads que podem ser aplicados no seu E-commerce.

Aproveite-o  bastante e prepare-se para divulgar sua loja virtual na maior rede social do planeta!

O que são os Anúncios do Facebook?

Você consegue identificar os anúncios dentro do Facebook?

Talvez você não tenha reparado, mas, certamente, já viu algum deles ao rolar o feed de notícias.

Os anúncios aparecem com frequência quando estamos conectados ao Facebook e são muito semelhantes às postagens comuns que aparecem diariamente.

O que diferencia uma publicidade de um post comum é a indicação de “patrocinado” que, geralmente, fica escrito e destacado na parte superior da postagem.

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Boa parte dos clientes dessas lojas virtuais são adquiridos através da mídia paga no Facebook. Logo, se continuam investindo há anos nesse formato, é porque o ROI vai muito bem.

Mas apenas marcas famosas e consolidadas no mercado podem utilizar o Facebook Ads?

Claro que não! Qualquer pessoa que tenha uma conta validada no Facebook pode fazer anúncios.

Não é necessário ter uma agência e nem empresa registrada, você mesmo pode criar anúncios com sua conta pessoal.

Para isso, você precisa apenas de uma página conectada à sua conta.

E, lembre-se: a sua loja virtual DEVE anunciar no Facebook.

Sabe por quê?

A principal razão é que a ferramenta de anúncios tem grandes poderes de alcance. Ela te permite segmentar o público dos seus anúncios de infinitas formas.

Como o Facebook tem uma base de usuários cadastrados, ele possui muitas informações  como: idade, cargo, preferências, gostos, entre muitas outras coisas que te ajudam a segmentar o seu público em potencial.

Mas você tem ideia de como vão aparecer seus anúncios na rede social?

Existem diferentes formas do seu negócio aparecer no Facebook. Essa é, na verdade, uma das primeiras coisas que você vai decidir na hora de criar o seu anúncio.

Ao fazer o anúncio no Facebook Ads, você poderá escolher em qual dispositivo deseja anunciar – desktop, mobile ou ambos – além de poder escolher a localização.

Todas essas funcionalidades tornam essa forma de publicidade muito poderosa.

É possível, por exemplo, você anunciar um “Tênis Masculino de Corrida da Mizzuno” especificamente para Homens que curtem a marca Mizuno e praticam corrida.

Ou anunciar o lançamento do filme “Rocky II” para pessoas que assistiram o filme “Rocky”.

Entendeu como isso é poderoso?

O anúncio será muito bem direcionado para as pessoas certas com grande potencial de compra.

Na prática, funciona como oferecer água para alguém que está perdido no deserto.

O Poder do Mobile no Facebook

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Hoje em dia é muito comum que as pessoas optem por fazer compras através do celular, já que passam boa parte do dia nas redes sociais.

Talvez esse seja o motivo dos anúncios para celular terem com melhor desempenho.

Logo, você tem uma oportunidade incrível anunciando no Facebook.

Obviamente, para usar isso a favor da sua loja virtual, você precisa ter uma página bem otimizada e, principalmente, um funil de checkout adequado aos celulares.

Nota: é preciso avaliar o funil de checkout antes de decidir anunciar ou não para dispositivos mobile.

Além disso, você precisa avaliar o seu produto e público alvo e verificar se ele se adéqua a esse padrão de usabilidade.

Uma boa forma de identificar é usando os dados do seu Google Analytics para entender o comportamento dos seus clientes, se eles utilizam mesmo mais o celular, se passam boa parte do tempo no Facebook…

Busque por dados para saber se essa é realmente a melhor opção para você neste momento.

Qual o seu principal objetivo com o Anúncio?

Um dos principais pontos dos anúncios no Facebook é que você pode definir claramente o objetivo do anúncio e, assim, o Facebook te entrega o que você definiu e espera.

O que quero dizer com isso?

É possível criar anúncios com foco em engajamento, curtidas na página, cliques no site, conversões de vendas, entre vários outros objetivos que você deseja para o seu negócio.

Em 99% dos casos, donos de lojas virtuais estão focados em gerar vendas com os anúncios, contudo, infelizmente isso não é garantido, pois cada negócio tem suas particularidades, públicos, dores e necessidades.

Então, o que é necessário fazer para criar campanhas eficientes?

Para criar campanhas que realmente tragam conversão, será necessário que você tenha bem definido o seu público-alvo e quais suas necessidades.

Somente com esses dados, você poderá segmentar com eficácia o público alvo do seu anúncio. Falaremos mais sobre público-alvo adiante.

Em cada anúncio que você criar no Facebook Ads, você deverá escolher um objetivo. Isso fará com que o Facebook otimize a exibição do seu anúncio para usuários que tenham mais interesse no tipo de produto ou conteúdo que você está anunciando.

Atualmente existem 3 grandes categorias, que são divididos em 11 objetivos. Vou explicar cada um deles:

1- Reconhecimento

Reconhecimento de Marca: Objetivo é impulsionar sua marca, visando mostrar para pessoas mais propensas a se lembrarem dela no futuro.

Ou seja, nessa etapa você vai definir o posicionamento da marca desejado para a sua empresa na mente das pessoas.

Outro ponto a ser analisado dentro do reconhecimento é o alcance da sua empresa. Nesta fase, você vai promover sua página para o máximo de pessoas possíveis e o Facebook vai buscar expor sua marca para o maior número de usuários que puder.

2- Consideração

A consideração também possui alguns pontos individuais que, para o melhor entendimento, vou pontuar um a um:

Tráfego: O foco é o clique no link do anúncio, ou seja, o que leva o usuário para seu site, página e aplicativo dentro ou fora do Facebook.

Envolvimento: Aqui, o objetivo é gerar envolvimento com suas publicações, ou seja, ter mais curtidas, comentários, compartilhamentos.

Instalações do aplicativo: Se a sua loja virtual possui um aplicativo para celular, essa é uma boa forma de conseguir mais usuários para seu app, otimizando-o quando possível e aprimorando os recursos.

Visualizações do vídeo: Faça divulgação de vídeos relevantes na sua página com conteúdos interessantes para o seu público. Você pode fazer vídeos institucionais, usar casos de sucesso ou até usar um review de um produto.

Geração de cadastros: A captação de leads é fundamental para estratégias de marketing digital. Nesse ponto, o foco é gerar lista para o seu negócio.

Mensagens: Faz com que pessoas enviem mais mensagens para o seu negócio, seja através do Messenger ou Whatsapp. Interagir com os seus clientes e diminuir a distância entre empresa cliente pode ajudar na fidelização.

3- Conversão

Quando vemos a palavra conversão, pensamos somente em vendas, mas vai além disso. Claro que a venda é importante, mas qualquer outra ação de relevância para o seu negócio pode contar como conversão.

Um desses pontos é a venda no catálogo do Facebook. Lá, é possível cadastrar um catálogo de produtos do seu negócio e impulsioná-los direto para os seus clientes.

Já os “store visits” tem como objetivo impactar pessoas que estejam próximas à localização física da sua empresa. Muito relevante se sua loja virtual possui também um ponto físico.

Bastante coisa, né?

Mas você pode perceber que nem todos os objetivos são relevantes para seu E-commerce.

Portanto, analise bem e faça muitos testes, só assim você conseguirá encontrar o tipo de objetivo que mais gera conversão pro seu negócio.

Inclusive, existem recursos mais avançados!

É possível criar “call to actions” nos anúncios, ou seja, botões que vão levar seu cliente a tomar uma decisão como: comprar agora, assinar, acessar o site, etc.

Não para por aí, os recursos parecem infinitos. Ferramentas de análises avançadas como “Graph Search”, “Audience Insights” e “Power Editor” podem multiplicar e muito seu poder com os anúncios.

Acredito que já deu para pelo menos pra você ter uma noção do que é e quão poderoso o Facebook Ads pode ser para a sua Loja Virtual.

A ferramenta possui recursos incríveis, que te ajudam a mostrar o anúncio certo para o público certo. E isso tem muita relevância do ponto de vista de uma possível conversão.

Como segmentar o Público-Alvo do meu Anúncio?

As possibilidades que o Facebook Ads te oferece são enormes. Quando você estiver criando o anúncio, você poderá inserir dados (filtros) de segmentação da audiência que será impactada com o anúncio.

Eu aconselho você a analisar cada opção. Existe uma infinidade de possibilidades de segmentação… abaixo, alguns exemplos:

  • Localidade
  • Idade
  • Sexo
  • Idioma
  • Estado de Relacionamento
  • Educação
  • Trabalho
  • Geração
  • Família
  • Política

Trabalhar com essas segmentações não é tão simples quanto fazer um anúncio básico.

Mas, com todas essas dicas e explicações dadas ao longo do artigo, certamente, você conseguirá fazer sem complicações.

Desta forma, será possível utilizar todos os recursos poderosos que o Facebook Ads oferece!

Criação de Campanha (Primeiro Anúncio)

Agora que você já leu a introdução e conhece bem todos os recursos que o Facebook Ads pode oferecer, está na hora de fazer o seu primeiro anúncio!

Para criar seu primeiro anúncio, existem dois caminhos: você pode clicar em Impulsionar um Post direto na sua página ou pode usar o Gerenciador de Anúncios.

A forma mais simples é acessando a sua página e clicando no botão Impulsionar presente no canto inferior direito dos seus Posts mais recentes.

O Facebook vai te perguntar o seu objetivo com o anúncio. Nessa forma de anúncio – o botão de impulsionar -, você tem dois objetivos possíveis: ter mais envolvimento na sua publicação ou receber mensagens na página.

Também nesse botão, você poderá definir o público-alvo do anúncio..

Nessa modalidade, você pode definir anunciar somente para as fãs da página; para os fãs e seus amigos ou para toda a rede de usuários do Facebook.

Caso escolha a rede de usuários, você poderá usar os campos de segmentação para encontrar o público que será impactado com o anúncio.

Fora isso, você vai precisar definir um orçamento para o anúncio, bem como uma data de início e término da divulgação.

Outra maneira de criar seu anúncio é usando o Gerenciador de Anúncios. Essa é a forma que você deve usar com mais frequência, pois ela te oferece mais recursos, tipos de anúncio, entre outros fatores.

Quando criar seu anúncio, cuide para organizá-los de acordo com a estrutura correta de um anúncio.

Eles são organizados em três níveis: Campanhas, Grupos e Anúncios.

As campanhas são a categoria principal dos anúncios, no qual deve definir uma categoria dos seus produtos e o objetivo dela.

Nos grupos, você vai dividir as subcategorias dos produtos e, por fim, os anúncios se referem a cada produto específico, conforme a imagem abaixo:

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Criar o Anúncio na Prática

Obviamente, a esta altura você já precisa ter definido exatamente qual será o seu objetivo. Defina se levará para alguma página de destino com textos e imagens que irão compor seu anúncio.

Além disso, agrupe dados relevantes sobre seu cliente e defina sua persona. Como dito antes, é muito importante conhecê-la antes de criar seus anúncios e saber diferenciá-la do público-alvo.

Com esses dados em mãos, fica BEM mais simples de continuar.

Após escolher o objetivo da campanha, você vai se deparar com uma tela sem informações… como é o seu primeiro anúncio, você ainda não terá públicos personalizados.

Portanto, terá que preencher as informações de localização, idade, gênero, idioma com base na sua persona e objetivo do anúncio.

Para segmentar de forma mais específica, você pode preencher o campo “direcionamento detalhado” com alguns interesses da sua persona.

Logo abaixo, você vai definir o posicionamento, ou seja, onde seu anúncio irá aparecer no Facebook das pessoas (falei sobre isso no artigo anterior), seu orçamento e período de veiculação.

Agora é o momento que você usa toda sua criatividade para chamar atenção do seu cliente. Capriche no texto e imagens que você vai utilizar no criativo do seu anúncio. Pode também apostar nos vídeos, que funcionam muito bem.

Com tudo pronto, basta você aguardar alguns minutos para análise do anúncio pelo Facebook. Você receberá uma notificação informando se o anúncio foi aprovado ou não.

Detalhe importante: Uma coisa fundamental no sucesso de um anúncio é a qualidade da imagem e do texto do anúncio

A imagem precisa mostrar o que produto oferece ao usuário e o texto precisa ser bem persuasivo, despertando os gatilhos mentais certos no seu cliente em potencial.

Fora isso, tem outra questão que parece óbvia, mas eu não podia deixar de comentar: a sua página de destino precisa ter qualidade, boa navegação, layout legal, imagens de qualidade, descrições relevantes, vídeos entre outros elementos.

Os indicadores de compra como desconto, frete e botão de compra precisam estar bem evidenciados também.

Aprovação de Anúncios e Regras do Facebook Ads

Para conseguir entender esse tópico, certifique-se de que leu atentamente as regras dos anúncios do Facebook. Isso vai te ajudar a saber exatamente o que deve e o que não deve ser feito ao anunciar no Facebook Ads.

E lembre-se: procure não quebrar as regras do Facebook, pois ele não costuma tolerar muitas violações e tem banido diariamente milhares de contas de anúncios de forma irreversível.

Uma regra que muitos iniciantes acabam quebrando é em relação à imagem do anúncio. O Facebook somente permite imagens com no máximo 20% do conteúdo com texto.

Para identificar isso, você pode usar o Facebook Grid Tool. Essa ferramenta vai te ajudar a testar suas imagens antes de inseri-las nos anúncios.

Relatórios do Facebook Ads

Agora que seu anúncio foi aprovado e está “rodando”, começa uma parte crucial do seu trabalho…

Fica um pouco mais complexo, pois você precisa aprender a analisar as métricas, realizar testes e tentar otimizar cada vez mais os resultados.

Mas não se preocupe em acertar logo de primeira… você vai aprender com o tempo e, assim, poderá melhorar seu desempenho.

Para acessar os Relatórios, vá para o gerenciador de anúncios e clique na sua campanha referente ao anúncio.

Você terá dados em ordem cronológica do comportamento desse anúncio, desde a data de criação do anúncio até sua data atual.

Algumas métricas importantes que você precisa analisar diariamente nos seus anúncios são essas:

1- Alcance

Quantos usuários foram impactados pelo seu anúncio.

2- Custo

Geralmente é considerado o custo por clique, porém, em algumas campanhas, pode ser levado em consideração o custo por engajamento.

3- Frequência

A quantidade de vezes média em que o anúncio foi exibido para o mesmo usuário.

4- CTR

É o percentual de usuários que clicaram no anúncio em relação dos que viram o anúncio. Quanto mais alto é o seu CTR, mais relevante é o seu anúncio.

Neste momento, você deve estar se perguntando quanto custa um bom CTR ou quanto deve pagar por clique em cada anúncio para ser considerado bom…

A resposta é simples: depende.

Existem inúmeros fatores vão impactar nessas informações e, além disso, cada negócio tem um padrão diferente, não dá para comparar métricas entre dois negócios distintos.

Uma boa forma de você medir se seu CTR e CPC estão bons é criando uma dupla de anúncios com o mesmo objetivo e mesmo produto, porém com imagens e conteúdo distintos. Assim, você vai poder compará-los!

Se um anúncio estiver com CTR muito superior ao outro, significa que ele é mais relevante e que você deve pausar o anúncio com pior performance para economizar dinheiro.

Uma última dica sobre o Gerenciador de Anúncios é que você pode alterar seus anúncios, pausar ou deletá-los quando quiser.

Quanto investir no Facebook Ads?

Independentemente da sua verba inicial para investir no Facebook, é fundamental entender que a estratégia que você vai utilizar com esse orçamento é o que vai determinar os seus resultados.

Por isso, você precisa se organizar e fazer um cálculo mensal para investir de forma sensata e estratégica, sem desperdiçar seu dinheiro com campanhas com estruturas ruins.

Nesse sentido, entender como investir em cada etapa de seu funil de vendas vai ser o diferencial para que o seu dinheiro seja direcionado do jeito certo.

1- Aquisição

O funil é baseado na jornada do seu cliente durante o seu caminho de compras.

Sendo assim, não adianta você investir apenas em uma dessas etapas. Você tem que distribuir seu dinheiro em cada engrenagem para manter a máquina funcionando.

A aquisição pode ser considerada a mais importante das etapas, pois, sem ela, você não consegue transformar sua audiência em clientes.

Aqui, é recomendado que seja direcionado 40% de seu investimento por dia.

É muito importante entender que a aquisição é feita por conteúdo.

Quando seus clientes se interessam pelo que você oferece, eles estão levantando a mão e dizendo que possuem um problema que precisa ser solucionado.

Por isso, é crucial que você produza conteúdo de valor informando-os sobre seus problemas e conscientizando-os que você pode ajudar, que seu produto é a solução.

2- Monetização

A segunda etapa é a monetização ou campanha de venda.

O principal objetivo para que aconteça a monetização é a conversão. Você precisa vender para aqueles que passaram pela primeira etapa do funil e tomaram consciência de seus problemas.

Mas como você vai saber que seus clientes se tornaram conscientes de seus problemas e querem o que sua empresa oferece?

Basta prestar atenção no engajamento de seus conteúdos.

Quanto mais pessoas engajarem (ou seja, comentarem, compartilharem e curtirem), mais certeza você terá de que tais pessoas estão prontas para serem abordadas com campanhas de vendas.

Assim, além de você atingir as pessoas certas, acaba investindo seu dinheiro na etapa em que seu cliente está disposto a comprar.

Nesta etapa do funil, o capital indicado para atingir seus resultados é também de 40% do valor do seu investimento por dia.

3- Remarketing

Remarketing é uma poderosa ferramenta criada pelo Google Adwords para divulgar anúncios para pessoas que tenham se interessado por um produto ou serviço.

Estes anúncios são veiculados em blogs, redes sociais, sites de conteúdo, jornais online…

Quando uma pessoa visita seu site em busca de comprar algum produto, mas, por algum motivo, não compra, o remarketing começa a exibir anúncios em forma de ofertas ou mensagens sobre aquele tipo de compra para incentivar a pessoa a voltar ao site e realizar a compra.

Sendo assim, essa etapa é para trazer de volta aqueles que se interessaram pelo seu produto e não compraram.

O investimento nessa etapa é de 20% por dia do valor total direcionado aos anúncios no Facebook.

Faça anúncios incríveis e atraia novos clientes

O Facebook ainda é uma rede social com altíssimo potencial de venda e com tráfego extremamente qualificado. No entanto, na hora de fazer anúncios, é essencial estudar bem a pessoa com a qual vai falar (sua persona) e criar uma comunicação que se conecte que ela.

Essa conexão é o que vai te ajudar a persuadir pessoas a clicarem e converterem no seu anúncio.

Mas tudo isso só vai ser possível se você conhecer a fundo as bases dos anúncios do Facebook Ads e como isso funciona na prática.